Estágio

No currículo do curso de Ciência da Computação em vigor desde 2008, é prevista a realização de um Estágio como disciplina OBRIGATÓRIA para todos os alunos matriculados nesse currículo.
Assim, a partir do segundo semestre de 2011 será ofertada a disciplina Estágio Supervisionado I.
Esta página tem como objetivo explicar o procedimento de realização do estágio.

Objetivos

Estágio Supervisionado é definido como a realização de um conjunto de atividades práticas inerentes ao exercício da profissão, definidas em um Campo de Estágio, e realizadas pelos alunos em empresas ou instituições.
O aluno deverá realizar o estágio em local de sua escolha desde que seja aprovado pela Coordenação de Estágio. Caso o aluno não tenha um local para realizar o estágio. o Coordenador de Estágio irá indicar um local para sua realização.
 As regras operacionais estão definidas em Regulamento próprio aprovada pelo Colegiado do Curso de Ciência da Computação e ratificado pelas instâncias superiores.

Campos de Estágio

O Campo de Estágio define as atividades aceitas para realização da disciplina Estágio Supervisionado no CCC/UECE com objetivo de oferecer ao estagiário a oportunidade de desenvolver ações práticas que envolvam o exercício profissional do bacharel em Ciência da Computação. Atualmente estão definidos 2 (dois) campos de estágio:

Estágio Empresarial

Consiste em estagiar em uma empresa, privada ou pública, realizando trabalhos inerentes ao profissional de Ciência da Computação, seja ele remunerado ou não. Nesse campo inclui-se atividades como desenvolvimento de software, projeto de sistemas, administração e suporte de sistemas computacionais, teste de sistemas, etc. Qualquer estágio/trabalho de atividade não relacionada a Ciência da Computação NÃO será aceito como Estágio.

Estágio Acadêmico

Consiste em estagiar em uma instituição educacional ou de pesquisa, realizando atividades voltadas para área de Ciência da Computação. Nesse campo inclui-se atividades como trabalhar em projetos de pesquisas, docência, monitoria, etc. Para esse caso é necessário ter um plano de atividades e um professor orientador, que fará o papel de orientador técnico.

Procedimento

Todo o procedimento de acompanhamento da realização do estágio supervisionado está descrita no Regulamento de Estágio Supervisionado disponibilizado na página de documentos e formulários.

Matrícula

O projeto pedagógico do curso exige que o aluno tenha cursado 150 créditos para se matricular na disciplina Estágio Supervisionado I. Esse número foi atribuído para permitir apenas a matrícula de alunos dos últimos semestres pois é quando ele teria condições de realizar um estágio onde pudesse praticar o conhecimento adquirido no curso.
No entanto, em uma avaliação dos alunos candidatos podemos observar que muitos não atendem esse critério, apesar de estar no final do curso ainda não completaram a quantidade de 150 créditos. Sendo assim, será aplicado um critério mais flexível até a revisão do currículo que deve ocorrer em 2012 quando ele poderá ser alterado. Assim, o critério para aceitação da matrícula será o aluno estar cursando a partir do 7 semestre, independente da quantidade de créditos cursados.
Assim que for aprovado em Estágio Supervisionado I o aluno poderá se matricular em Estágio Supervisionado II.

Escolha do local de realização de estágio

O aluno pode escolher o local para a realização do estágio. Pode ser o local onde já faz estágio ou que seja empregado/funcionário. Caso o aluno não tenha local de estágio, o Coordenador de Estágio irá indicar um local.
É importante lembrar que a atividade deve ser OBRIGATORIAMENTE ligada a um Campo de Estágio definida acima. Por exemplo: se o estagiário realizar serviço de desenvolvimento ou manutenção de software ou suporte de informática, seja em empresa que tenha TI como atrividade fim ou não, será aceito. Mas um estágio em área administrativa (contabilidade, finanças, marketing, etc) que envolva apenas usar sistemas de informática não será considerado.
Outros casos serão analisados pela comissão de Estágio para deliberar sobre a aceitação ou não da atividade do estágio.

Preparação do Termo de Compromisso

O primeiro documento a ser preenchido é o Termo de Compromisso. Esse documento estabelece a relação entre as partes, empresa, estagiário e UECE. Na página de formulários estão disponíveis o modelo de Termo de Compromisso em formato pdf e doc. Estão disponibilizados dois modelos: um para estagiário e outro para empregado/funcionário. Os dois modelos são muito semelhantes diferindo apenas por detalhes relativos ao tipo de vínculo do aluno com a empresa.
Deverão ser feitas 3 (três) vias desse Termo.
O Aluno tem um prazo de 30 dias após a matrícula para entregar o Termo de Estágio na coordenação com todas as assinaturas.
As informações que devem ser preenchidas são:

Concedente Nome da empresa/instituição onde o estágio será realizado e nome do responsável (quem possa assinar pela empresa em assuntos de trabalho, por exemplo, diretor ou gerente de RH. proprietário, etc)
Aluno Estagiário Nome e dados do aluno que está realizando o estágio
Coordenador de Estágio
Prof. Marcial Porto Fernandez
Orientador Técnico
Pessoa da empresa/instituição responsável pelo acompanhamento do estagiário (o superior imediato, por exemplo, coordenador de projeto, gerente de setor, etc)
Supervisor de Estágio
Professor da UECE responsável por acompanhar o estágio. Esse nome será indicado pelo Coordenador de Estágio.
Tempo de estágio
Para ser válido como estágio deverá ser cumprida uma carga horária mínima equivalente a uma disciplina de 4 créditos, ou seja, 68 horas.
Jornada semanal
Carga horária máxima para realização do estágio. A lei determina um máximo de 30 h semanais.
Prazo de duração do termo
Tempo que irá vigorar o Termo de Compromisso, incluindo as duas disciplinas. O tempo mínimo deve ser de 12 meses, mas recomendo colocar um tempo maior, por exemplo, 18 ou 24 meses. Isso é importante para não precisar fazer um novo termo caso atrase um semestre.

Preparação do Plano de Atividades

O Plano de Atividades estabelece as atividades que serão realizadas pelo Estagiário. O ideal é esse documento ser preparado em conjunto com o Orienteador Técnico e o Supervisor de Estágio para evitar não aprovações e reapresentação.
Na página de formulários estão disponíveis o modelo de Plano de Atividades em formato pdf e doc.
Deverão ser feitas 3 (três) cópias desse Plano que será anexado ao Termo de Compromisso.
O Aluno tem um prazo de 30 dias após a matrícula para entregar o Plano de Atividades na coordenação com todas as assinaturas. O ideal seria entregar o Plano de Atividades, previamente discutido, junto com o Termo de Compromisso.

Termo de Compromisso
Colocar o número do Termo de Compromisso vinculado a esse Plano de Atividades
Aluno Estagiário Nome e dados do aluno que está realizando o estágio assim como carga horária e do horário de trabalho
Concedente Nome da empresa/instituição onde o estágio será realizado.
Orientador Técnico Pessoa da empresa/instituição responsável pelo acompanhamento do estagiário (o superior imediato, por exemplo, coordenador de projeto, gerente de setor, etc)
Supervisor de Estágio Professor da UECE responsável por acompanhar o estágio. Esse nome será indicado pelo Coordenador de Estágio.
Apresentação do Concedente
Uma breve introdução do Concedente, como ramo de atividade, principais produtos, organização administrativa, etc
Objetivos do Estágio
Especificar os objetivos que serão buscados com o estágio, considerando os aspectos de aplicação da teoria, os benefícios práticos para o Concedente e o que será importante para o processo de aprendizagem do aluno.
Atividades previstas e Cronograma
Relacionar as principais atividade e cronograma de entregas.
Cronograma de apresentração dos relatórios
Indicar o prazo de entrega do relatório final e os relatórios parciais, caso seja previsto.
Cronograma de reuniões
Indicar a programação de reuniões e visitas a ser realizado no período de relaização do estágio
 

Preparação do Relatório de Atividades

Ao final do estágio deverá ser apresentado um relatório das atividades realizadas com anuencia do Orientador Técnico e do Supervisor de Estágio. O Relatório de Atividades deve ser comparado com o Plano de Atividades estabelecido anteriormente.
Na página de formulários estão disponíveis o modelo de Plano de Atividades em formato pdf e doc.
O Aluno tem um prazo de 15 dias antes do encerramento do período para entregar o Relatório de Atividades na coordenação com todas as assinaturas. O ideal seria entregar o Relatório de Atividades junto com o Termo de Realização de Estágio.

Termo de Compromisso
Colocar o número do Termo de Compromisso vinculado a esse Relatório de Atividades
Aluno Estagiário Nome e dados do aluno que está realizando o estágio
Concedente Nome da empresa/instituição onde o estágio foi realizado.
Orientador Técnico Pessoa da empresa/instituição responsável pelo acompanhamento do estagiário.
Supervisor de Estágio Professor da UECE responsável por acompanhar o estágio.
Objetivos do Estágio
Uma breve apresentação dos objetivos do estágio de acordo com o Plano de Atividades
Descrição das Atividades realizadas
Relacionar as principais atividade realizadas no estágio.
Cronograma de atividades
Comentar sobre o cronograma previsto e executado, justificando caso não tenha sido cumprido.
Dificuldades encontradas
Descrição das dificuldades técnicas que porventura você encontrou para a realização das atividades.
 Resultados obtidos
Comentar sobre os resultados obtidos no período do estágio.
Parecer sobre atividades previstas e realizadas Análise comparativa entre o realizado e o previsto no Plano de Atividades .
Contribuições à formação profissional Referências às contribuições à formação profissional dos alunos, como decorrência do estágio.
Informações Complementares Apresentar outras informações que sejam consideradas relevantes.
 

Emissão do Termo de Realização do Estágio

Ao final do estágio o Orientador Técnico deverá emitir o Termo de Realização de Estágio, atestando a realização do estágio.
Na página de formulários estão disponíveis o modelo de Termo de Realização do Estágio em formato pdf e doc.
O Aluno tem um prazo de 15 dias antes do encerramento do período para entregar o Termo de Realização do Estágio na coordenação com a assinatura do Orientador Técnico. O ideal seria entregar o Termo de Realização de Estágio junto com o Relatório de Atividades.


Termo de Compromisso
Colocar o número do Termo de Compromisso vinculado a esse Termo de Realização
Aluno Estagiário Nome e dados do aluno que está realizando o estágio.
Concedente Nome da empresa/instituição onde o estágio será realizado.
Orientador Técnico Pessoa da empresa/instituição responsável pelo acompanhamento do estagiário.
Avaliação
Avaliação feita pelo Orientador Técnico sobre o desempenho profissional e pessoal do Aluno Estagiário durante a realização do estágio.
 

Avaliação da Disciplina Estágio Supervisionado

A avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado será decidida em conjunto pela Comissão de Estágio. Basicamente a avaliação vai considerar o cumprimento do Plano de Atividades e das atitudes profissionais e pessoais no local de trabalho.

Acompanhamento do Estágio

Esta página mostra o estado de acompanhamento dos alunos que estão cursando a disciplina Estágio Supervisionado. Essa página apresenta apenas a situação geral de cada aluno, e para maiores detalhes deverá ser procurado o Supervisor (para questões sobre o Plano de Atividades) ou Coordenador (para demais questões).

Calendário 2011.2

Data final para entrega do Termo de Compromisso e Plano de Atividades na secretaria CCC: 31/08/2011
Reunião da Comissão de Estágio para aprovação Plano Atividades: 02/09/2011
Data final para entrega do Relatório de Atividades e Termo de Realização de Estágio na secretaria CCC: 09/12/2011
Reunião da Comissão de Estágio para aprovação do Relatório de Atividades: 16/12/2011

Modelos de Documentos e Formulários

Veja aqui os modelos de documentos e formulários.

FAQ

Leia aqui um FAQ sobre o Estágio Supervisionado

ą
Marcial Fernandez,
25 de ago de 2016 06:42
ą
Marcial Fernandez,
25 de ago de 2016 06:42
Comments