IntroduçãoNo início dos tempos da computação a maioria dos programas realizavam processamento sequencial (batch). Com o aumento da capacidade dos processadores e a demanda dos programas em realizar várias tarefas simultaneamente, tornaram importante as questões de programação concorrente. Atualmente, a profusão de processadores com vários núcleos e a demanda por serviços de rede em nuvens, torna a programação concorrente um tema importante para o futuro profissional. O assunto do curso consiste em aplicar na prática os conceitos da disciplina Sistemas Operacionais, pré-requisito para essa disciplina. O enfoque do curso será a aplicação e implementação dos conceitos para resolver problemas do mundo real que envolvem concorrência em uma máquina ou uma rede. Objetivos do Curso
O objetivo do curso é aprofundar conceitos de programação concorrente e paralela, focados na implementação. A metodologia consiste na exposição dos principais conceitos e mostrar exemplos de problemas e soluções em programação concorrente. AvaliaçãoA avaliação do curso consistirá em 2 (duas) avaliações escritas (NPC) e 1 (um) trabalho prático com valor de NPC. O trabalho prático da disciplina será a implementação de um programa para resolver o problema proposto abaixo. Será aplicada uma terceira NPC no final do semestre que servirá como segunda chamada das NPC 1 e NPC 2. O assunto da prova será toda a matéria. É facultado a todos os alunos fazer a NPC 3, sendo que será aproveitado as duas melhores notas (será desprezada a menor nota). O Trabalho prático é OBRIGATÓRIO. O trabalho consiste na implementação de um programa, sua apresentação em aula e a entrega de um relatório. A nota final será a média aritmética de três notas: duas NPCs e Trabalho Final. Caso o aluno não atinja a nota mínima deverá prestar o Exame Final (NEF) Conteúdo programático
Doug Lea Concurrent Programming in Java™: Design Principles and Pattern (2nd Edition) Prentice Hall 1999 Mordechai Ben-Ari Principles of Concurrent and Distributed Programming (2nd Edition) Addison Wesley 2006 Brian Goetz Java Concurrency in Practice Material do cursoSlides do curso e Lista de Exercício:Todo material do curso encontra-se nesta página: Material do cursoMaterial complementar:Texto com resumo sobre programação concorrente: Issue in Concurrent Programming O pequeno (não tão pequeno...) livro de semáforos: The Little Book of Semaphores Descrição do Trabalho FinalOs detalhes do projeto final da disciplina: Problema do Jogo de Cartas O projeto deverá ser realizado individualmente. O trabalho prático é OBRIGATÓRIO e tem o valor igual a uma NPC. O projeto consiste em fazer uma implementação, apresentar em sala de aula e entregar um relatório descrevendo a solução adotada, os detalhes da implementação e um manual de instalação e uso, além do código fonte do programa. Será marcada uma ou mais datas para apresentação e entrega do trabalho. IMPORTANTE: A detecção de plágio nos trabalhos entregues são passíveis de aplicação das penalidades previstas no Regimento da UECE. Cronograma de apresentações do trabalho final20/01: Bruno Filgueiras 27/01: Marcos Andres 01/02: Edgar Fonseca, Lucas dos Reis 03/02: Lucas Vieira, Marcilio, Washington. 15/02: Alan Tavares, Bruno Marques, Joel Nogueira Após as apresentações haverá a aplicação da 3 NPC. 17/02: Benedito Jefferson, Marcelo Asfor, Thiago Gomes 22/02: Alex Pedrosa, Jafer Daltro, Renan da Silva 24/02: Caroline, Jefferson Pinheiro, Juan Garcia, Renan Felipe Horário e LocalHorário: 24AB Tarde Segunda e Quarta (13:30 h as 15:10 h) Sala: P5 do Bloco P Calendário (tentativa)Início das aulas: 19/10/2015 Semana Universitária: 09-13/11/2015 Primeira Avaliação (NPC 1): 07/12/2015 (Capítulos 1 a 5) Segunda Avaliação (NPC 2): 25/01/2016 (Capítulos 6 a 10) Dúvidas do trabalho final com aluno Pedro Ramires: 27/01/2016 Terceira Avaliação (NPC 3): 15/02/2016 (Capítulos 1 a 10) (opcional) Apresentação do Trabalho Final: 27/01/2016 a 24/02/2016 Entrega do Trabalho Final (relatório): 24/02/2016 Prova Final (NEF): 29/02/2016 Fim das aulas: 29/02/2016 |
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