Cursos‎ > ‎

Conexão VPN com Servidor LASID

Esse documento é um guia para instalação e configuração de software VPN para possibilitar o acesso aos servidores do LASID estando fora da UECE.

Definição

VPN (Virtual Private Network) é um sistema que cria um tunel criptografado que permite aos alunos acessar os servidores dentro da rede da UECE a partir de qualquer máquina na Internet. 

Se voce tem curiosidade sobre VPN leia um artigo da RNP que explica em detalhes: VPN RNP

Baixar e instalar o cliente OpenVPN

OpenVPN é um software open-source gratuito que permite a configuração de um tunel VPN.

Existem clientes para Windows, Linux ou Mac em:


Se for usar Linux, a maioria das distribuiçoes já dispoem do openvpn no repositorio, por exemplo:

sudo apt-get install openvpn ou sudo yum install -y openvpn

Não testei instalação em Mac, então por favor, avise caso não funcione.

Importar a chave e configuração e estabelecer o tunel

O OpenVPN usa um arquivo de configuração com extensão .ovpn que contem todas as configurações necessárias. Esse arquivo é exclusivo para cada usuário. Caso você ainda não tenha, peça ao professor.

No Windows: Clicar com botão direito do mouse no ícone  openvpn na barra de tarefa e "importar arquivo...". Escolha o arquivo nome.ovpn e confirme. Se tudo estiver OK vai informar que a importação foi realizada com sucesso. Após essa importação, no futuro, basta apenas fazer a conexão conforme explicado a seguir.

Para estabelecer o túnel no Windows basta clicar com o botão direito do mouse no ícone openvpn na barra de tarefa e "Conectar".

No Linux: No terminal execute "openvpn --config nome.ovpn". 

Existem também clientes gráficos VPN para KDE e Gnome. A configuração é semelhante a do Windows. 

Acessar o servidor Jupyter LASID

Basta digitar no browser o endereço do link para acessar o sistema Jupyter Notebook: Jupyter LASID

Logar com seu usuário e senha.

A página com a relação dos Datasets disponíveis para uso estão em: Datasets

IMPORTANTE

A partir do momento que estabelece a conexão do túnel, provavelmente você continuará usando a Internet com o endereço IP do seu provedor e o software VPN irá encaminhar apenas os pacotes com o endereço do LASID, possibilitando o uso compartilhado. 

Porém se a sua conexão começar a ficar muito lenta é porque todos os seus acessos à Internet estão passando pela UECE antes de ir para o destino. Isso ocorre porque o SO considera esse túnel como o default gateway. Para resolver isso, desconecte e reconecte novamente. 

Lembre-se também de desconectar a VPN quando encerrar o seu trabalho. Mantendo a conexão ativa, o software VPN fica enviando hello para testar a conexão, consumindo recurso dos servidores. Assim, crie o túnel apenas quando for acessar o servidor Jupyter e desconecte a VPN quando terminar.
Comments