Cursos‎ > ‎

Acesso aos servidores do LASID via VPN e Web

Esse documento é um guia para permitir o acesso aos servidores do LASID estando fora da UECE pelos alunos de pesquisa e disciplina Mineração Massiva. A nova infraestrutura do laboratório LASID permite o acesso externo através de duas maneiras: através de Web e através de VPN. O acesso via Web é mais simples e seguro, porém permite apenas acesso a ferramenta Jupyter Notebook via Web. Porém caso seja necessário alguma intervenção na conta 

Acesso através de Web

O acesso ao servidor Jupyter Notebook: https://lasidhub.uece.br/

Fazer o login com usuário e senha cadastrado.

Acesso através de VPN

Caso seja necessário acessar a conta através de terminal deve-se usar SSH através de VPN. Essa forma apenas se justifica para manutenção e administração do sistema.  

VPN (Virtual Private Network) é um sistema que cria um tunel criptografado que permite aos alunos acessar os servidores dentro da rede da UECE a partir de qualquer máquina na Internet. Se voce tem curiosidade sobre VPN leia um artigo da RNP que explica em detalhes: VPN RNP

A nova arquitetura do LASID implementa o canal VPN com o protocolo L2TP/IPSec garantindo todas as funcionalidades de um acesso local com segurança através do túnel VPN. Vamos demostrar a instalação e configuração do cliente L2TP/IPSEC em Windows 10 e Linux.

Configuração L2TP/IPSec no Windows

Todas as versões do Windows a partir do Windows 7 já possuem nativamente um cliente VPN L2TP/IPSec. Vamos demonstrar aqui a configuração no Windows 10, porém a configuração nas outras versões são semelhantes.

Para configurar o túnel VPN no Window 10 é necessário criar a conexão em: Configurações > Rede e Internet > VPN que mostrará a tela abaixo.

Selecione Adicionar uma conexão VPN que mostra a tela seguinte. 

Config VPN WIndows 10

Nesta tela escolha Provedor VPN > Windows (interno)

Config VPN WIndows 10


Preencha os dados:
  • Nome da conexão, escolha um nome apropriado, por exemplo LASID-UECE
  • Nome/endereço do servidor: lasid.uece.br.
  • Tiipo de VPN: automártico
  • Tipo de informações de entrada: Nome de usuário e senha

Preencha com o usuário informado e senha. Caso queira automatizar a conexão marcar Lembrar  minhas informações de entrada. Obviamente, utilize apenas em computador particular.  Digite salvar.

Para ativar o tunel VPN, selecione o icone de Rede na barra de tarefa, que mostra a seguinte tela.

Config VPN WIndows 10



Selecione a VPN LASID-UECE e pressione Conectar.


Config VPN Windows


Uma conexão VPN encaminha todos os pacotes IP através do túnel, então, o acesso a qualquer site externo vai passar pela UECE,, deixando a conexão muito lenta. A solução é separar o roteamento e deixando apenas o acesso aos servidores do LASID passarem pelo tunel VPN, função chamada Split Tunnel e não é adotada na configuração padrão do Windows.

Para isso, deve-se selecionar Alterar opções do adaptador no lado direito da tela VPN conforme abaixo.

Config split tunnel


Selecionar o Adaptador VPN criado com botão direito do mouse e selecionar Propriedades >  Rede > Protocolo IPv4, > Propriedades > Avançado > Configurações IP que mostrará a tela abaixo. Desmarque a opção Utilizar gateway padrão em rede remota. Confirme tudo e repita o mesmo para Protocolo IPv6 (alguns provedores tem utilizado IPv6 na rede de acesso). 


Config VPN WIndows 10

Configuração L2TP/IPSec no Linux






Comments